
O Sitemaps do Google nasceu com a promessa de deixar seu site mais amigável, permitindo que ele fosse indexado mais rapidamente ou de forma mais completa. Passado alguns meses de seu lançamento muita gente estava disposta a abandonar a ferramenta por não perceber nenhuma vantagem de indexação ou posicionamento.
Então o Google liberou uma série de estatísticas dentro do Sitemaps, indispensáveis para quem quer entender o que realmente o Googlebot faz quando passeia pelo seu site. Para ter acesso a essas opções você deve cadastrar o seu site e confirmar a propriedade do mesmo. Você não é obrigado incluir um sitemap para ver suas estatísticas.
Depois de incluir e confirmar seu site clique em Administrar e você verá 4 abas: Diagnóstico, Estatística, Sitemaps e Links.
Diagnóstico - Muitas vezes um site não entra no índice do Google devido a algum erro de configuração ou sobrecarga de servidor, através desse recurso você pode descobrir exatamente que erro aconteceu, quando ele aconteceu e em que página ele aconteceu. Graças a esse recurso posso corrigir rapidamente falhas no meu site para garantir que ele seja indexado ao máximo.
Nessa aba também é possível analisar o seu robots.txt para verificar se ele não está restringindo demais a indexação do seu site ou permitindo que o Googlebot vá além do que deveria. Se você não conhece muito sobre o funcionamento do robots.txt recomendo a leitura do site robotstxt.org.
Você também pode analisar sua taxa de rastreamento e descobrir quantas páginas o Googlebot indexa por dia, se a indexação está lenta e quantos kilobytes de dados o Googlebot consome da sua banda.
Aqui também é possível definir o seu domínio de preferência, caso você possua vários domínios apontando para o seu site, com e sem www você pode evitar duplicidades de páginas e melhorar sua indexação indicando qual o seu domínio principal.
Estatística - Nesta aba você encontra 4 tipos de estatícias:
Rastreamento - Mostra como estão distribuídas as páginas do seu site em relação ao PageRank, uma barra indica quantas páginas possuem PageRank Alto, Médio, Baixo ou não atribuído. Também exibe qual sua página de mais alto PageRank nos últimos 3 meses.
Pesquisas - Mostra quais os termos de pesquisa mais comuns que apontam para o seu site e quais são os termos que geram mais cliques nas buscas para as suas páginas. É possível baixar a relação de termos para ver em algum software de planilha eletrônica,
Análise de páginas - Mostra o tipo das suas páginas (html, xml, etc.) as codificações que você usa (ISO-8859-1. US-ASCII, etc.), as palavras mais comuns no conteúdo do seu site e as palavras mais comuns usadas por outras pessoas para linkar você.
Índice - Exibe atalhos para os operadores do Google:
site: - Páginas indexadas em seu site
link: - Páginas com link para este site
cache: - O cache atual do seu site
info: - Informações que temos sobre o seu site
related: - Páginas que são semelhantes ao seu site
Sitemaps - Caso você tenha enviado um sitemap para o Google aqui você pode conferir quantos links o Google encontrou no seu sitemap e se foi detectado algum tipo de erro. Se o seu site/blog não possuir um número muito grande de páginas você pode criar um sitemap através do Sitemap Generator.
Links - Lançada hoje, essa aba mostra todos os links do seu site que possuem links externos e indica quantas e quais páginas linkam para ela. É possível baixar os dados e analisar em alguma planilha eletrônica. Nem todos os links existentes foram computados nessa ferramenta, bastam algumas pesquisas no Technorati para encontrar diversos links que não aparecem na listagem do Sitemaps. Mas pelo menos ajuda a ter uma idéia do que o Google está levando em consideração quando indexa melhor essa ou aquela página.
Dá pra tirar uma conclusão interessante daí: ajudar os sites que te linkam a serem bem indexados no Google podem te render um ganho significativo de performance pois aumentaria suas referências de forma considerável. Porém é preciso tomar cuidado para não quebrar nenhuma regra e no final das contas ser penalizado ao invés de beneficiado.
Então o Google liberou uma série de estatísticas dentro do Sitemaps, indispensáveis para quem quer entender o que realmente o Googlebot faz quando passeia pelo seu site. Para ter acesso a essas opções você deve cadastrar o seu site e confirmar a propriedade do mesmo. Você não é obrigado incluir um sitemap para ver suas estatísticas.
Depois de incluir e confirmar seu site clique em Administrar e você verá 4 abas: Diagnóstico, Estatística, Sitemaps e Links.
Diagnóstico - Muitas vezes um site não entra no índice do Google devido a algum erro de configuração ou sobrecarga de servidor, através desse recurso você pode descobrir exatamente que erro aconteceu, quando ele aconteceu e em que página ele aconteceu. Graças a esse recurso posso corrigir rapidamente falhas no meu site para garantir que ele seja indexado ao máximo.
Nessa aba também é possível analisar o seu robots.txt para verificar se ele não está restringindo demais a indexação do seu site ou permitindo que o Googlebot vá além do que deveria. Se você não conhece muito sobre o funcionamento do robots.txt recomendo a leitura do site robotstxt.org.
Você também pode analisar sua taxa de rastreamento e descobrir quantas páginas o Googlebot indexa por dia, se a indexação está lenta e quantos kilobytes de dados o Googlebot consome da sua banda.
Aqui também é possível definir o seu domínio de preferência, caso você possua vários domínios apontando para o seu site, com e sem www você pode evitar duplicidades de páginas e melhorar sua indexação indicando qual o seu domínio principal.
Estatística - Nesta aba você encontra 4 tipos de estatícias:
Rastreamento - Mostra como estão distribuídas as páginas do seu site em relação ao PageRank, uma barra indica quantas páginas possuem PageRank Alto, Médio, Baixo ou não atribuído. Também exibe qual sua página de mais alto PageRank nos últimos 3 meses.
Pesquisas - Mostra quais os termos de pesquisa mais comuns que apontam para o seu site e quais são os termos que geram mais cliques nas buscas para as suas páginas. É possível baixar a relação de termos para ver em algum software de planilha eletrônica,
Análise de páginas - Mostra o tipo das suas páginas (html, xml, etc.) as codificações que você usa (ISO-8859-1. US-ASCII, etc.), as palavras mais comuns no conteúdo do seu site e as palavras mais comuns usadas por outras pessoas para linkar você.
Índice - Exibe atalhos para os operadores do Google:
site: - Páginas indexadas em seu site
link: - Páginas com link para este site
cache: - O cache atual do seu site
info: - Informações que temos sobre o seu site
related: - Páginas que são semelhantes ao seu site
Sitemaps - Caso você tenha enviado um sitemap para o Google aqui você pode conferir quantos links o Google encontrou no seu sitemap e se foi detectado algum tipo de erro. Se o seu site/blog não possuir um número muito grande de páginas você pode criar um sitemap através do Sitemap Generator.
Links - Lançada hoje, essa aba mostra todos os links do seu site que possuem links externos e indica quantas e quais páginas linkam para ela. É possível baixar os dados e analisar em alguma planilha eletrônica. Nem todos os links existentes foram computados nessa ferramenta, bastam algumas pesquisas no Technorati para encontrar diversos links que não aparecem na listagem do Sitemaps. Mas pelo menos ajuda a ter uma idéia do que o Google está levando em consideração quando indexa melhor essa ou aquela página.
Dá pra tirar uma conclusão interessante daí: ajudar os sites que te linkam a serem bem indexados no Google podem te render um ganho significativo de performance pois aumentaria suas referências de forma considerável. Porém é preciso tomar cuidado para não quebrar nenhuma regra e no final das contas ser penalizado ao invés de beneficiado.
O arquivo robots.txt é muito importante para as ferramentas de busca, pois é através delaque é possível bloquear determinados diretórios do seu site ou crawlers de busca.
Como criar o meu robots.txt?
Visite o Link Abaixo e Siga as Instruções no Site
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